30 de outubro de 2013

CEEE-GT faz inspeção em 80% de sua malha de transmissão

A CEEE-GT inicia nesta terça-feira (29/10), a inspeção aérea em 5,8 mil quilômetros de linhas de transmissão, numa atividade que inclui a inspeção de 80% da malha de transmissão da companhia. O objetivo do trabalho, que faz parte do programa de manutenção preventiva é, anualmente, preparar o sistema elétrico para o verão.
Segundo a companhia, a inspeção é fundamental para deixar o sistema pronto para enfrentar as elevadas temperaturas, que resultam em aumento de carga no sistema. Para tanto, a CEEE-GT contratou um helicóptero que vai percorrer o traçado das linhas em 180 horas de voo e que será realizado entre os meses de novembro de 2013 a fevereiro de 2014.
A execução do serviço caracteriza-se por uma ação que visa evitar a ocorrência de falhas transitórias e permanentes, que estão relacionadas com o crescimento da vegetação sob as LTs, favorecida pela elevada incidência de chuvas neste período associada ao abaixamento significativo dos condutores causado pelo aumento da demanda e da temperatura ambiente.
O trabalho vai investigar a existência de defeitos visíveis e atacar pontos críticos que podem ocorrer no percurso da linha e permite uma ação imediata no concerto do problema. Para o diretor de Transmissão, Gilberto Silva da Silveira “esta é a maneira mais rápida de detectar anomalias de forma ágil, acelerando as ações pontuais para a solução dos problemas relacionados principalmente com a vegetação, vandalismo e intrusamentos, que representam riscos potenciais à confiabilidade operacional do sistema de transmissão”.
A inspeção foi dividida em áreas onde estão concentradas as principais subestações do Estado que são: Gravataí, Canoas, Pelotas, Alegrete, Cruz Alta, Passo Fundo e Venâncio Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário