26 de setembro de 2013

Serpro estima e-mail seguro e gratuito até o fim do ano


Presidente do serviço federal diz que caberá ao Ministério das Comunicações fazer uma articulação para potencializar uma infraestrutura capaz de atender à população do país.
Até o fim do ano, o governo deverá oferecer um serviço de e-mail gratuito criptografado para a população. O sistema, que será oferecido pelos Correios, está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, defende que o sistema do Serpro é mais seguro por usar infraestrutura própria e software livre, além de ser um e-mail criptografado. “A gente tem um domínio maior. No mundo da tecnologia, não podemos dizer que todas as portas estão fechadas, mas é [um sistema] auditável porque usa software livre”, disse Mazoni, que esteve na manhã de hoje (24) conversando com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre o assunto.
Segundo ele, o Serpro vai fazer o trabalho técnico junto com os Correios. Caberá ao Ministério das Comunicações fazer uma articulação para potencializar uma infraestrutura capaz de atender à população do país.
O e-mail será gratuito, e o projeto será custeado pelo governo, informou Mazoni. O sistema deverá ser nos mesmos moldes do serviço de e-mail Expresso Livre que já é oferecido pelo Serpro a seus clientes corporativos. (Agência Brasil)
Nota: Como sempre o Brasil na contramão. Em vez de reduzir o peso do estado vamos aumentando. Estado ineficiente carga tributária alta (e a classe média que paga o preço). 

3 comentários:

  1. Só corrigindo o nobre autor da nota, não é apenas a classe média quem paga, mas toda a população. A diferença é que os mais POBRES é que sofrem mais...

    ResponderExcluir
  2. Apenas para identificar o opinião do Autor (André Somavilla). Lembrando que este Blog é feito de Engenheiro para Engenheiro e não população em geral. Por conseguinte o salário mínimo profissional (SMP) nos enquadra no mínimo como classe média e discordo totalmente que sigilo de e-mail seja prejudicial aos mais pobres. E sim que vai onerar mais o sistema drenando recursos já tão mal empregados. Mas respeito a opinião diferente e agradeço a colaboração.

    ResponderExcluir
  3. vai ser gratuito, que bom! gastei um monte com o Gmail nesses últimos 3 anos!

    ResponderExcluir