18 de outubro de 2013

Reservatório do NE no pior nível em uma década

Comentário: Coincidência ou influência do clima pré anúncio da Medida Provisória 579 de redução tarifária, o gráfico mostra dados que precisam ser explicados. É verdade que as afluências do São Francisco estão baixas, mas este tem sido o padrão observado há 10 anos. Ao contrário do que diz um dos especialistas consultados, o problema extrapola a região Nordeste.
1.      O ano de 2011 foi excepcional em termos de energia natural(linha azul, eixo esquerdo).
2.      Em fevereiro de 2012, mês normalmente chuvoso, S. Pedro mostrou sua zanga
3.      É de se estranhar a redução de geração térmica observada em 2012 (colunas marrons, eixo direito) perante dados de afluências já ruins.
4.      Depois do anúncio da MP 579 (setembro), por coincidência (?), as térmicas são acionadas ao máximo (~ 10.000 GWh/mês)
5.      Um acionamento preventivo no entorno de 8.000 GWh/mês poderia ter “guardado” cerca de 26 TWh nos reservatórios do São Francisco.
6.      Esse acionamento preventivo significaria um adicional de energia equivalente à carga do Nordeste por 3 meses e certamente uma situação mais segura.

Como se vê, a segurança do sistema está precisando de uma revisão com urgência.

Valor 16/10/13 - Por Rodrigo Polito | Do Rio
......

A tendência é que os reservatórios da região fechem outubro com o pior nível para o mês nos últimos dez anos. Em 2003, eles registraram a cota de 18,97%. O indicador atual está em 27,8%.

Com tais números, especialistas acreditam que mais térmicas terão que ser acionadas para gerar mais energia para a região. O cenário é agravado pelo crescimento previsto para o consumo de energia no Nordeste. O ONS aumentou, de 8,1% para 8,3%, a estimativa da demanda na região em outubro, para 9.979 MW médios.

"Como nos meses anteriores, a região Nordeste deve continuar a apresentar afluências muito abaixo da média histórica no mês de outubro", afirmou o ONS na última revisão semanal do Programa Mensal de Operação deste mês.

A situação no país só não é mais delicada do que a observada em igual período do ano passado porque o nível dos reservatórios das regiões Sudeste/Centro-Oeste, que concentram cerca de 70% da capacidade de estoque do país, está acima do registrado em outubro de 2012. Hoje, esses reservatórios registram nível de 47,7%, contra os 42,8% que foram apurados na mesma data do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário