17 de maio de 2013

Atualizações sobre as Negociações Coletivas



CANAL ABERTO CEEE
17/05/2013

Prezados

No dia 15/05/2013, realizamos reunião com as diretorias administrativa e financeira do Grupo CEEE, reabrindo as negociações do ACT 2013-2014. Estiveram presentes representando o SENGE os Diretores André Somavilla e Adriano Maboni e o Delegado Sindical Nereu Moro. Representando o Grupo CEEE estiveram presentes os Diretores Halikan Dias e Gerson Carrion, acompanhados de representantes do RH e do Jurídico do Grupo CEEE.

Primeiramente, foi informado que entregamos ao Diretor-Presidente Sérgio Dias a resposta das assembléias da categoria, nas quais houve rejeição unânime à proposta da empresa.

Nesta reunião foram discutidos os principais pontos que justificaram a rejeição das propostas pela categoria, conforme segue:

1)  Tendo como tema principal  das discussões, foi  reiterado aos Diretores que o Plano de Cargos e Salários não deveria ser alterado, pois causaria um enorme desestímulo aos colegas que ainda não foram beneficiados pelo atual PCS e que deverão permanecer por um longo tempo na empresa. Inicialmente o Diretor Carrion detalhou, mais uma vez, a situação financeira do Grupo CEEE, nos apresentando relatório do Comprometimento das Receitas Operacionais das Concessionárias com as Despesas de Pessoal – CEEE-GT e CEEE-D. Acusou a nossa categoria de, apesar de esclarecida, não estar levando em conta a situação do Grupo CEEE, pois não adianta mantermos benefícios agora e não termos mais empresa no ano que vem. Ao comentarmos que as alterações no PCS estavam desmotivando a permanência de vários colegas e que alguns já estariam se preparando para prestarem concursos para outras empresas, o Diretor Carrion foi enfático ao dizer que quem não estiver contente tem mais é que sair mesmo, posição da qual discordamos veemente. Também foi solicitado que as alterações que o Grupo CEEE pretende fazer no PCS não fossem descritas no texto do Acordo Coletivo 2013-2014, solicitação que não foi atendida com o argumento de que as alterações são necessárias mas temporárias, e que por passarem a integrar o Acordo poderão ser renegociadas nos próximos anos, dependendo da situação financeira do Grupo CEEE.

2)  No que se refere a ocupação de cargos e funções específicas por Engenheiros, após informarmos aos Diretores presentes que temos uma reunião sobre o assunto agendada para 22/05/2013 com o Diretor-Presidente do Grupo CEEE e o Presidente do CREA, foi aceito pelos Diretores presentes que, tão logo seja assinado o Acordo Coletivo, seja criado um Grupo de Trabalho para estabelecer na empresa as funções que devem ser exercidas exclusivamente por Engenheiros.

3)  Também solicitamos que a definição dos novos critérios para recebimento de Gratificação Especial fossem definidos imediatamente, pois no Acordo anterior já havia sido definido um prazo de 90 dias para a definição. A empresa se compromete em constituir uma Comissão Paritária para revisão dos locais que recebem tal gratificação num prazo de 90 (noventa) dias, assim que o Acordo Coletivo seja assinado.

4)  Quanto a equiparação salarial do cargo de Meteorologista com o cargo de Engenheiro, foi incluído na proposta do Grupo CEEE uma cláusula específica para atendimento do solicitado a partir de janeiro de 2014.

5)  Solicitamos o recebimento do reajuste de 10%, já negociados com alguns sindicatos,  no valor do reembolso do plano de saúde,  passando o valor para R$ 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais) a integrar a proposta da empresa. Neste ponto, houve a colocação do Diretor Carrion de que este benefício só será dado as demais categorias que solicitassem e após o  Acordo Coletivo assinado.

Estas discussões tiveram uma duração de aproximadamente 02 horas e em vários  momentos com tom acima do normal, principalmente com o Diretor Carrion, que em todos os debates se utiliza da situação financeira principalmente da CEEE-D para justificar as ações tomadas pela Diretoria. Foi comunicado que estão em processo de assinatura do acordo o Sindicato dos Técnicos, Contabilistas, Economistas e Administradores e que ainda não há data prevista para as audiências com o SENERGISUL.

Conheçam as novas propostas na íntegra:



Esta nova proposta do Grupo CEEE será avaliada conjuntamente com os demais Representantes Sindicais, por isso é importante que você conheça a proposta e comunique a sua posição ao Representante Sindical mais próximo para que seja trazida para as negociações a opinião da maioria.

Continue atento às próximas edições do Canal Aberto e visite o nosso Blog para acompanhar o andamento das negociações. Sua participação é importante durante todo o processo.

Diretoria do SENGE

4 comentários:

  1. Se até presente momento as diretorias financeira e administrativas apresentam somente a situação financeira, e que todos já viram e já sabem que o custo com pessoal no grupo é elevado como mostra a apresentação, porque não fazem um plano adequado de aposentadoria para resolver esta situação, pois não haverá investimento que chegue a tempo para tapar o negativo do caixa daqui a dois anos...

    ResponderExcluir
  2. Nem precisa fazer plano, basta ter o bom senso e copiar o plano da Eletrobras.

    ResponderExcluir
  3. Não aceitar o acordo, pois não assinando a empresa deverá continuar com o PCS que já temos!!!

    ResponderExcluir
  4. Plano de cargos e salário é para dar perspectiva de futuro aos funcionários, motivando a se aperfeiçoar e a permanecer na empresa.
    Se cada a dificuldade o plano é alterado, não adianta ter plano, ninguém poderá saber onde pode chegar e não haverá motivação para fazer carreira na CEEE.
    O impacto desta modificação na dinâmica do PCS se dará no futuro, até lá a empresa deverá ser saneada.

    ResponderExcluir