16 de setembro de 2013

Matérias Interessantes do Setor Elétrico

Cteep já ensaia volta aos leilões


Após anunciar em dezembro de 2012 que a companhia ficaria de fora dos próximos leilões de transmissão, para se reestruturar, a Cteep já ensaia a sua volta aos certames. De acordo com o presidente da companhia, César Augusto Ramírez, esse retorno deverá acontecer de maneira cautelosa, já que a Cteep pós-Medida Provisória 579 só vai apostar em lotes que garantirem rentabilidade.



O diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, afirmou em entrevista após a audiência pública na Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (11/09) que setor elétrico enfrenta barreiras que estão além de sua jurisdição. “O que eu coloquei é que o problema não é só no setor elétrico, o resultado final cai no colo do setor elétrico, mas tem o problema do IPHAN, do meio ambiente, a nível federal e estadual, tem problemas fundiários”, explicou Chipp.



O resultado da renovação das concessões de geração levou para o setor elétrico a politização de um assunto que é puramente econômico. Isso porque de um total de pouco mais de 24 GW em capacidade instalada que foram enquadradas pela MP 579, 64% viraram cotas e são formadas, majoritariamente, por usinas sob o controle estatal federal, da Eletrobras. Os demais 36% que não aceitaram os termos foram liderados pela negativa das estaduais Cesp, Copel e Cemig, governados pelo partido da oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário