30 de setembro de 2013

Entidade com Personalidade Jurídica de Direito Público - A que ponto chegamos.

O CREA-RS, é uma entidade com personalidade jurídica de direito público e como tal deve seguir rigorosamente as normas balizadoras da administração pública. Entre eles citamos os princípios básicos da administração: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Explicado apenas o Princípio da Impessoaliade: 

O princípio da impessoalidade pode ser analisado sob vários aspectos distintos, a saber:
1º) dever de tratamento isonômico a todos os administrados;
2º) imputação dos atos praticados pelos agentes públicos diretamente às pessoas jurídicas em que atuam;
3º) dever de sempre agir com o intuito de satisfazer o interesse público.

Sob o primeiro aspecto, o princípio da impessoalidade impõe à Administração Pública a obrigação de conceder tratamento isonômico a todos os administrados que se encontrarem em idêntica situação jurídica.
Assim, fica vedado o tratamento privilegiado a um ou alguns indivíduos em função de amizade, parentesco ou troca de favores. Da mesma forma, o princípio também veda aos administradores que pratiquem atos prejudiciais ao particular em razão de inimizade ou perseguição política, por exemplo.

Em relação ao segundo aspecto, o princípio da impessoalidade determina que os atos praticados pela Administração Pública não podem ser utilizados para a promoção pessoal do agente público, mandamento expresso na segunda parte, do § 1º, artigo 37, da Constituição Federal de 1988: § 1º. A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverão ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Os atos praticados pelos agentes públicos devem ser imputados à entidade política ou administrativa às quais se encontram vinculados, portanto, não poderão ser utilizados para a promoção pessoal de quem quer que seja.

Com base apenas nesta singela explicação do que deveria nortear a administração leiam as matérias e tirem suas próprias conclusões:

Pergunta feita pelo SENGE baseado na proposta de matéria a ser posta em votação na plenária(“autorização para adoção de medidas administrativas e judiciais que vise contrapor as manifestações de ataques promovidos através dos meios de comunicação contra o CREA/RS, seus funcionários, inspetores e dirigentes")Quais as reais prioridades do CREA-RS?


Tudo isto tem como pano de fundo o descontentamento do presidente gerado pela críticas feitas neste BLOG: http://deolhonocreagaucho.blogspot.com.br/

Vamos aguardar a ata da plenária que aprovou que a entidade pública ingresse com ações judiciais contra quem se manifestar contra, ou quem o presidente achar conveniente.....

Nota: Eu (André Somavilla) participei desta plenária e nunca vi um absurdo tão grande. Um entidade que exerce função típica de Estado inclusive com poder de polícia ser utilizada como se fosse uma entidade privada.

Deixe sua opinião, participe.

MME não descarta privatização das distribuidoras da Eletrobras

Em entrevista nesta sexta-feira (27/09), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o governo não descarta qualquer possibilidade para definir uma solução para as distribuidoras do grupo Eletrobras. Lobão destacou que, apesar de não ter uma decisão a respeito, o assunto sempre esteve em estudo.
“Privatizar 100% delas, 51%, 49%, ou não privatizar. São estudos que existem e são atualizados periodicamente para a hipótese de uma decisão política da Presidente da República com o ministro”, ressaltou o Edison Lobão ao chegar ao Palácio do Planalto para o lançamento do novo Portal do Governo Federal.
Ainda de acordo com o ministro, não houve qualquer conversa a respeito das distribuidoras na reunião com os representantes da Eletrobras na última quarta-feira (25/09). “Conversamos sobre o andamento das obras da UHE Jirau, UHE Santo Antônio, de Belo Monte, porque a Eletrobras é sócia de todas. Examinamos o andamento, os atrasos. Coisa de rotina administrativa”, finalizou.
Nota: Acredito que a solução adotada para as distribuidoras do Grupo Eletrobras terá grande influência nos rumos da CEEE-D.

Estudos sobre reestruturação de distribuidoras da Eletrobras devem ser finalizados nos próximos dias

O diretor de distribuição da Eletrobras, Marcos Aurélio  Madureira, informou em Brasilia que os estudos técnicos que vão embasar o processo de reestruturação das distribuidoras do grupo estão adiantados, e que nos próximos dias a empresa deverá ter uma posição mais balizada sobre o assunto. O trabalho de avaliação é coordenado pelo Santander e, segundo Madureira, nenhuma alternativa pode ser descartada no momento.

Madureira não acredita na venda do controle societário das seis empresas, mas observou que vários cenários estão em análise e serão submetidos ao acionista controlador, que é o governo. "Eu diria que a gente está verificando quais são as possibilidades de capitalização das empresas, que podem eventualmente envolver a participação de outros agentes além da Eletrobras", afirmou o diretor, após ponderar que o processo envolve não apenas a melhoria efetiva do desempenho das distribuidoras federalizadas, como necessidade de volume elevado de recursos. 

Em razão disso, o governo considera a eventual entrada de parceiros na capitalização dessas empresas. Ainda não existe um cálculo fechado de quanto seria necessário para capitalizá-las, afirmou Madureira na última quarta-feira, 25 de setembro, ao chegar para reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. 

A Eletrobras controla atualmente distribuidoras nos estados de Alagoas, Piauí, Amazonas, Rondônia, Roraima e  Acre. E participa da gestão compartilhada das empresas de Goiás (Celg D), Amapá (CEA) e Roraima (Cerr, que atende o interior do estado), na  primeira etapa para uma eventual federalização.

RETENÇÃO DE PROFISSIONAIS: OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE PERMANÊNCIA DOS ENGENHEIROS NO GRUPO CEEE

Aproveitamos para publicar e parabenizar o excelente trabalho de conclusão realizado pelo Engº Roberto Arnt Tarrago.

Resumo
Este artigo teve como propósito analisar os fatores que influenciam na permanência de profissionais de engenharia em um grupo de empresas públicas, o Grupo CEEE, que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Atualmente, o grupo detém 18% da geração, a maioria das instalações de transmissão e um terço da distribuição de energia no estado do Rio Grande do Sul. Inicialmente, foi realizada uma etapa de pesquisa qualitativa, para que fossem verificadas as variáveis de retenção de profissionais obtidas a partir da literatura que se enquadravam no contexto econômico e social das empresas do grupo. A partir dos resultados qualitativos, que listaram as variáveis relevantes segundo os entrevistados, foi elaborado um questionário quantitativo que foi submetido a todos os engenheiros do Grupo CEEE. Os resultados indicaram que três destes fatores de retenção impactaram em 23,8% da decisão de sair Companhia por escolha do próprio trabalhador.

Portanto, se houvesse o interesse por parte do grupo de empresas em tomar uma decisão gerencial para reter os seus profissionais, estas deveriam atuar nos seguintes fatores: garantir um bom aproveitamento das habilidades de seus profissionais, manter um corpo técnico qualificado e orientar as suas chefias para que mantenham um nível de cobrança equilibrado em relação a seus subordinados. Com estas ações, o Grupo CEEE poderia aumentar as possibilidades de permanência de seus profissionais tomando medidas objetivas visando à retenção de seus engenheiros.

27 de setembro de 2013

Presidente do CREA/RS quer proibir e punir opiniões contrárias à sua gestão no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes: 
...
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; 
...
IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
 ...
(Artigo. 5.º,Constituição Federal do Brasil)

26 de setembro de 2013

Serpro estima e-mail seguro e gratuito até o fim do ano


Presidente do serviço federal diz que caberá ao Ministério das Comunicações fazer uma articulação para potencializar uma infraestrutura capaz de atender à população do país.
Até o fim do ano, o governo deverá oferecer um serviço de e-mail gratuito criptografado para a população. O sistema, que será oferecido pelos Correios, está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, defende que o sistema do Serpro é mais seguro por usar infraestrutura própria e software livre, além de ser um e-mail criptografado. “A gente tem um domínio maior. No mundo da tecnologia, não podemos dizer que todas as portas estão fechadas, mas é [um sistema] auditável porque usa software livre”, disse Mazoni, que esteve na manhã de hoje (24) conversando com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre o assunto.
Segundo ele, o Serpro vai fazer o trabalho técnico junto com os Correios. Caberá ao Ministério das Comunicações fazer uma articulação para potencializar uma infraestrutura capaz de atender à população do país.
O e-mail será gratuito, e o projeto será custeado pelo governo, informou Mazoni. O sistema deverá ser nos mesmos moldes do serviço de e-mail Expresso Livre que já é oferecido pelo Serpro a seus clientes corporativos. (Agência Brasil)
Nota: Como sempre o Brasil na contramão. Em vez de reduzir o peso do estado vamos aumentando. Estado ineficiente carga tributária alta (e a classe média que paga o preço). 

25 de setembro de 2013

Dias sai da CEEE e prevê enxugamento do quadro de funcionários

A decisão do PSB de entregar os cargos que ocupa no governo Tarso Genro irá afetar uma das principais estatais do Rio Grande do Sul: o Grupo CEEE. Ainda sem uma data definida para sair da direção, o presidente da companhia, Sérgio Dias, adianta qual será o objetivo que gostaria que o seu sucessor mantivesse, a reestruturação da companhia.

. Dias revela que foi apresentada a Tarso uma proposta “muito forte”. Entre os pontos citados estão uma maior divisão das empresas do grupo, cada qual focada em seu negócio (geração, transmissão e distribuição), redução na área de diretoria, potencialização de novos negócios na geração e transmissão e diminuição de perdas na distribuição.

. O plano de reestruturação prevê o enxugamento do quadro de funcionários e uma diminuição nas contratações. Dias enfatiza que não se trata de demissões em massa, mas aproveitar a saída de trabalhadores que estão se aposentando para baixar os custos operacionais.



Nota: Pela informação quer dizer que a empresa contratada concluiu o trabalho e já há uma proposta de restruturação (mais uma). Ou seja, mais dinheiro jogado fora......

24 de setembro de 2013

PLD médio em 2013 será o maior dos últimos 10 anos, prevê Comerc

Comentário: A pasmaceira que toma conta dos técnicos mais experientes do setor elétrico brasileiro deve ser a razão pela qual essa notícia passa como se fosse simplesmente um registro de estatística sem importância. O ILUMINA não se alinha a esse conformismo.

1.              Se o PLD está mostrando que vai ficar no entorno de R$250/MWh sob uma hidrologia que está longe de ser crítica (exceto o nordeste), é certo que os certificados de “garantia física” estão todos errados. Ou o setor enfrenta esse problema, ou caminhamos para mais riscos.

2.              Uma notícia que diz que esse mesmo PLD oscilou de R$ 13,25 até R$ 166, 29 já deveria provocar alguma reação de quem entende um pouco do setor.  Na realidade, de 2003 até 2007, o PLD médio ficou abaixo de R$ 20/MWh. Se, hoje, o mercado livre reclama dos R$ 250,  seria o caso de perguntar: Quem comprou MWh abaixo de R$ 20? Comprou para si? Repassou?

3.              Identificados esses agentes, e se alguns fossem exatamente os mesmos que estão reclamando, no mínimo se poderia dizer que, agora, cabe aos que se lambuzaram de energia quase gratuita,  pelo menos, pagar sem reclamar.

É muito pior do que isso, mas estamos no Brasil....



O resultado desta lambança irá doer muito no bolso da CEEE-GT. Nos indicadores do PPR realizados até junho encontramos o resultado da renovação da Geração ( linha 29 do ROP: Indicadores realizados até Junho), acumulando prejuízo de  R$158.000.000,00 para compra de energia para revenda. 
No seminário realizado o Presidente da CESP, Mauro Arce, afirmou que se a empresa tivesse renovado a concessão teria quebrado com o PLD neste preço, mas a pergunta que faço é: e a CEEE-GT aguenta um PLD até que valor sem afetar o futuro da concessão?? Alguém sabe?? A única coisa certa é que o balanço no final do ano será ruim e nas próximas negociações a choradeira será pior.

Confira o Painel: A Visão das Estatais e Aspectos Regulatórios

19 de setembro de 2013

Revista Mundo Corporativo

A Revista Mundo Corporativo trás nesta edição duas reportagens que nos chama a atenção:
1ª - Em busca do reequilíbrio.
2ª - O papel unificador do Estado.

Aproveite e fique por dentro das tendências que o mercado aponta.


Fonte: http://www.deloitte.com/view/pt_BR/br/Conteudos/revistamundocorporativo/index.htm

Benchmarking - COLETIVO DA COPEL LANÇA JORNAL

2012 foi um ano histórico para o trabalhador copeliano. Pela primeira vez desde 1989, entramos em greve geral por melhores salários e condições de trabalho. A mobilização de todos nós obrigou a empresa a rever sua “proposta indecorosa” e a oferecer aumento real de 1% a partir de maio passado.



Seguem as negociações do PPR

Nesta quarta-feira (18/9), o SENGE e as demais entidades sindicais apresentaram nova contraproposta  à diretoria do Grupo CEEE.

Dos pontos apresentados na reunião anterior (11/9), houve negativa da empresa com relação às seguintes questões:

- Para os Indicadores da Receita Operacional da CEEE-D e da CEEE-GT, que terão o alcance comprometido devido aos altos valores gastos para compra de energia, foi solicitada a divisão de responsabilidade com a empresa em 50% para cada parte integrante do Acordo Coletivo 2012-2014. Para isso, sugeriu-se multiplicar por 2 o peso destes indicadores calculados até junho de 2013, o que amenizaria o prejuízo do seu não atendimento.

- Possibilidade de tirar os dias de folga no critério do Acordo já assinado, diferente do que foi proposto na segunda reunião de que fosse dividido em 2 períodos de 10 dias consecutivos, onde serão perdidos 2 dias referentes ao final de semana em cada período (perda de 20% dos dias do Acordo anterior).

A próxima reunião deverá ocorrer após o dia 2/10, data marcada para a primeira Audiência de Conciliação e Julgamento no TRT da 4ª Região, em Porto Alegre, referente ao Dissídio entre SENERGISUL e Grupo CEEE.

18 de setembro de 2013

Gratificação Especial - 1ª Reunião de discussão

Recebemos a ata da primeira reunião de discussão da Gratificação Especial: ATA 01

Mais informações leiam o post da reunião: Gratificação Especial - 1ª Reunião de discussão

Hoje foi recebido e-mail informando:
Em decorrência da solicitação de prazo por integrantes da Comissão Paritária da Gratificação Especial estamos transferindo a reunião de amanhã para 02 de outubro de 2013, as 9h no auditório do prédio A1, Caenmf.
 Justificativas de inclusão de localidades/órgãos deverão ser enviadas, impreterivelmente, até terça-feira 23/09, a fim de possibilitar a análise.

Vale lembrar que caso algum dos colegas queira que seja levado para análise mais alguma localidade que não fazia parte do acordo, mas que também se enquadre nos critérios definidos pela CEEE, pode usar o campo comentários do blog ou enviar para canalabertoceee@gmail.com

17 de setembro de 2013

PPR - 2ª Reunião de discussão

Dando publicidade as informações, recebemos a ATA da 2ª reunião de discussão do PPR, bem como a planilha de indicadores realizados até junho deste ano.

Seguem os documentos: ATA 02 e Indicadores realizados até Junho.

Aproveitando para registrar abaixo o Canal Aberto que foi enviado por e-mail com as últimas informações a respeito do PPR.


CANAL ABERTO SENGE - CEEE
Setembro/2013

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO DOS RESULTADOS (PPR)
Iniciaram neste mês de setembro as discussões do PPR 2013 e da Gratificação Especial, conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014.
A Comissão Paritária do PPR já se reuniu em duas ocasiões:
1ª Reunião (4/9)

Gratificação Especial
A Gratificação Especial começou a ser discutida no dia 5/9. Saiba mais clicandoaqui.

A próxima reunião do PPR será no dia 18/9 e da Gratificação no dia 19/9. Acompanhe as negociações e participe deixando seu comentário no blog Canal Aberto.

A nova era das elétricas

Comentário: Parabéns pra você, nesta data funesta, o Brasil te agradece, pelo entulho que resta. Essa poderia ser a canção de aniversário da MP579, uma medida PROVISÓRIA que causou perdas PERMANENTES. Rasgando os balanços de empresas estatais, dando um “calote” nas indenizações, definindo “trocados” compulsórios para usinas e linhas e mantendo a carga tributária intocada, o governo demonstra que não entendeu o que é serviço público no setor elétrico. Além dos R$ 117 bi de perda de valor de mercado citados na reportagem, uma conta de térmicas que pode chegar a R$ 20 bi, o que daria para construir uma hidráulica de 5.000 MW. É difícil imaginar estrago tão grande por tão pouco. (Certamente os escritórios de advocacia discordam dessa avaliação).

16 de setembro de 2013

Matérias Interessantes do Setor Elétrico

Cteep já ensaia volta aos leilões


Após anunciar em dezembro de 2012 que a companhia ficaria de fora dos próximos leilões de transmissão, para se reestruturar, a Cteep já ensaia a sua volta aos certames. De acordo com o presidente da companhia, César Augusto Ramírez, esse retorno deverá acontecer de maneira cautelosa, já que a Cteep pós-Medida Provisória 579 só vai apostar em lotes que garantirem rentabilidade.



O diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, afirmou em entrevista após a audiência pública na Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (11/09) que setor elétrico enfrenta barreiras que estão além de sua jurisdição. “O que eu coloquei é que o problema não é só no setor elétrico, o resultado final cai no colo do setor elétrico, mas tem o problema do IPHAN, do meio ambiente, a nível federal e estadual, tem problemas fundiários”, explicou Chipp.



O resultado da renovação das concessões de geração levou para o setor elétrico a politização de um assunto que é puramente econômico. Isso porque de um total de pouco mais de 24 GW em capacidade instalada que foram enquadradas pela MP 579, 64% viraram cotas e são formadas, majoritariamente, por usinas sob o controle estatal federal, da Eletrobras. Os demais 36% que não aceitaram os termos foram liderados pela negativa das estaduais Cesp, Copel e Cemig, governados pelo partido da oposição.

15 de setembro de 2013

13 de setembro de 2013

Gratificação Especial - 1ª Reunião de discussão

Prezados colegas

Na manhã do dia 5/9/13, foi realizada a reunião inicial referente a gratificação especial. Esteve presente o nosso colega e delegado sindical Roberto Cera Pileco.

A CEEE reapresentou os critérios que ela havia definido (Critérios.pdf) para que a localidade continuasse a perceber a gratificação especial e a relação inicial das localidades (setores) que estariam fora destes critérios.

Deve-se salientar que quem está lotados nessas localidades e está ganhando a gratificação  CONTINUARÁ GANHANDO, somente os novos funcionários ou funcionários transferidos para esses setores NÃO GANHARÃO o beneficio. No caso dos colegas admitidos no Jacui após março de 2012, a proposta foi que a gratificação começará a ser recebida assim que assinarmos esta cláusula, retroativa a março de 2013.

Teremos uma nova reunião dia 19/09, na qual os sindicatos poderão provar para a CEEE a necessidade de incluir outras localidades para o recebimento da gratificação. Caso algum dos colegas queira que seja levado para análise mais alguma localidade que não fazia parte do acordo, mas que também se também se enquadre nos critérios definidos pela CEEE, pode usar o campo comentários do blog ou enviar para canalabertoceee@gmail.com. Como documentos de apoio, seguem as listas das localidades nas quais, até a data de assinatura do acordo, os empregados recebiam a gratificação:

Lista D
Lista GT


Diretoria do SENGE

Revistas Digitais Interessantes - Mês de Agosto

   

" O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons". Martin Luther king

Grupo de Trabalho Tripartite sobre Periculosidade por Energia Elétrica

O Ministério do Trabalho e Emprego enviou e-mail dando publicidade aos documentos do GTT.

O SENGE está presente neste GTT através do Engº Eletricista e Segurança do Trabalho Gustavo Silva da Rocha.

Acesse e acompanhe.

De: Normatização - SIT [mailto:normatizacao.sit@mte.gov.br

Enviada em: terça-feira, 10 de setembro de 2013 11:08
Assunto: Grupo de Trabalho Tripartite sobre Periculosidade por Energia Elétrica


Bom dia,

Informamos que está disponível na página http://portal.mte.gov.br/seg_sau/grupo-de-trabalho-tripartite-sobre-sobre-periculosidade-por-energia-eletrica.htm informações sobre o Grupo de Trabalho Tripartite sobre Periculosidade por Energia Elétrica de criação do Anexo IV da Norma Regulamentadora n.º 16, conforme estabelece a Lei n.º 12.740/12.

Atenciosamente,


Coordenação-Geral de Normatização e Programas - CGNOR / DSST

Esplanada dos Ministérios - Bloco "F" - Anexo "B" - Sala 107
Brasília / DF  

SEMANA OFICIAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA

Esta semana movimentamos pouco o Blog pois estivemos participando da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia.

Evento com mais de 3000 profissionais de todo o Brasil realizado em Gramado.

Houveram diversas discussões e contatos com colegas de profissão, inclusive reuniões paralelas de diversas entidades, como a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE SP) de todos os estados. A ABEE RS está tentando ser formada.

Confira mais informações no site do CONFEA.


6 de setembro de 2013

PPR - 1ª Reunião de discussão

Nesta semana ocorreram duas reuniões: do PPR e da Gratificação Especial.

Programa de Participação dos Resultados (PPR)

A 1ª reunião do PPR, ocorreu nesta quarta-feira dia 04/09/2013, com a participação dos principais sindicatos (SENGE, SINTEC e SENERGISUL).

Na oportunidade a empresa apresentou uma nova proposta de regramento, com algumas mudanças significativas em relação ao documento que estava vigendo em 2012.

As principais mudanças propostas foram:

1º- Indicadores: 
a) Alteração do FEC (de 15,11 para 13,85), DEC (de 15,26 para 14,54) seguindo os valores regulatórios da ANEEL.
b) Alteração do DGH (de 90,27 para 90,32), EI t (de 0,01 para 0,011)

O resumo destas modificações e os índices realizados até Junho de 2013 podem ser visualizados na tabela abaixo: 

2º - Mínimo percentual para ter direito
Os dias propostos foram escalonados numa tabela decrescente conforme o índice alcançado. Caso não seja alcançados 81% não haverá dias a receber em folga. 

3º - Possibilidade de utilização em apenas 2 períodos
Caso haja atingimento das metas mínimas, os dias de folgas só poderão ser fracionados em no máximo 2 períodos.

Diante do proposto pela empresa houveram diversas colocações dos sindicatos e mantendo a tradição, o SENGE enfatizou que o PPR seja transformado em ferramenta de Gestão, para que possa refletir o dia a dia da empresa através de conjunto de indicadores corporativos e técnicos. 

Os sindicatos fizeram diversas contrapropostas que serão levadas a diretoria, entre elas a manutenção dos atuais critérios para este ano. A conclusão inicial é que a proposta piorou em relação ao ano passado.

A empresa ainda não disponibilizou os documentos expostos na reunião e nem a ata. Assim que obtivermos estes documentos serão disponibilizados para facilitar o entendimento.

Ficou agendando a próxima reunião para quarta-feira dia 11/09/2013.

Acompanha e dê sua opinião nos comentários abaixo.

Seminário Desafios do Setor Elétrico: assista os vídeos e conheça os conteúdos dos painéis

O conteúdo do seminário está disponível na íntegra, aproveite e assista novamente os painéis.

Regras de cálculo de instalações de transmissão a serem indenizadas vão à audiência pública

A proposta de cálculo do valor de instalações de transmissão antigas, que ainda serão indenizadas pela União, dentro do processo de renovação das concessões, ficará em audiência pública de 9 de setembro a 11 de outubro. Ela será debatida também em reunião pública prevista para o dia 10 do mês que vem, em Brasília. As regras definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica serão aplicadas na definição da parcela não depreciada da rede básica existente e das instalações de conexão em operação comercial até 31 de maio de 2000.


O texto preliminar da Aneel adota a metodologia do Valor Novo de Reposição, já aplicada pela agência em seus processos tarifários. Ela foi usada também no cálculo das indenizações definidas para as novas instalações de transmissão, na prorrogação dos contratos das transmissoras que venceriam até 2015. Como o governo decidiu posteriormente indenizar também os investimentos não amortizados das instalações mais antigas, esses valores ainda terão de ser calculados pela Aneel.



Movimento do Mercado - Eletrobras pedirá aval do governo na próxima semana para vender distribuidoras

A Eletrobras avalia que a venda do controle das distribuidoras de energia federalizadas é a melhor solução para essas companhias e pedirá o aval do governo federal na semana que vem para perseguir essa opção, disse uma fonte próxima das negociações.

"Tem que transformá-las em privadas, não tem jeito", disse à Reuters a fonte, que falou sob condição de anonimato.


A alienação das seis distribuidoras da Eletrobras depende da aprovação do governo federal, acionista controlador da companhia.

Na terça-feira, a Eletrobras informou que se reunirá na próxima semana com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para tratar das distribuidoras e que uma decisão sobre o destino delas pode sair em 2013, sem dar outros detalhes.

Segundo a fonte, a estatal considera que a venda é a melhor alternativa para recuperar as problemáticas distribuidoras, que vêm apresentando prejuízo e consumindo recursos da Eletrobras.


Vamos acompanhando mas gostaria de saber qual a opinião da Diretoria do Grupo CEEE a respeito desta possibilidade de ação da Eletrobras.

5 de setembro de 2013

Funcionários consideram seus chefes bipolares, autoritários e inseguros

Uma pesquisa realizada pelo portal Vagas, direcionado a dicas de carreira e processos seletivos, apontou que os chefes no Brasil são vistos como bipolares, autoritários, enroladores e inseguros. De acordo com o estudo, os subordinados indicam que 60% de seus líderes possuem alguma dessas características. Os outros 40% dos chefes foram qualificados como amigos, visionários, detalhistas e paz e amor.


... Esses resultados servem como um sinal de alerta para os chefes de uma maneira geral. A maioria dos subordinados desses líderes traçou um perfil negativo de seu chefe. Isso mostra que há uma insatisfação generalizada dos funcionários com seus gestores e que o líder precisa urgentemente reavaliar seus conceitos, seu modelo de gestão e seu ritmo de trabalho”, explica Fabíola Lago, coordenadora do estudo na Vagas Tecnologia."


Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica

Acompanhe a resenha mensal produzida pela Empresa de Pesquisa Energética - Edição de Agosto.


Seminário Desafios do Setor Elétrico: auditório lotado e debate qualificado

Nesta terça-feira (03/9), o SENGE realizou o SEMINÁRIO DESAFIOS DO SETOR ELÉTRICO: UMA LUZ SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS. Cerca de 500 participantes lotaram o auditório e lá permaneceram até o último dos painéis. O evento teve como objetivo analisar e debater a partir da visão dos principais agente envolvidos, as consequências da nova regulamentação brasileira para o setor, notadamente os efeitos da Lei 12.783/2013 (MP 579/2012) que estabeleceu a antecipação de algumas concessões em troca da redução tarifária.

4 de setembro de 2013

Saiba - Gratificação de Responsabilidade Técnica agora também na CORSAN

Com o auditório do SENGE lotado, foi aprovada no dia 22/08/2013 a proposta para o Acordo Coletivo 2013/2014 dos engenheiros e geólogos da Corsan. A novidade é o reconhecimento por parte da Companhia da Responsabilidade Técnica inerente à nossa categoria a partir da criação da cláusula GRT.

A conquista amplia ainda mais a atuação do SENGE neste sentido, já que o Sindicato vem buscando o mesmo objetivo em todas as esferas da administração pública direta e indireta, com destaque nas Prefeituras Municipais, onde já obtivemos diversos exemplos de sucesso.

Confira a mobilização: Dia 19/08/2013 e 21/08/2013


SEMINÁRIO “DESAFIOS DO SETOR ELÉTRICO: UMA LUZ SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL”

Discurso do presidente do SENGE José Luiz Azambuja na abertura no Seminário Desafios do Setor Elétrico apresentando as motivações do Sindicato para a realização do evento e o posicionamento da entidade sobre a atual política do setor.



2 de setembro de 2013

MPF abre inquérito para apurar blecaute no Nordeste

O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI), por meio do procurador da República Antônio Marcos Martins Manvailer, instaurou na última sexta-feira, (30/08), inquérito civil público para apurar as causas da interrupção nas linhas de transmissão que ocorreu no dia 28 de agosto em todo o Nordeste.
O procurador pediu informações à diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) sobre as medidas adotadas na apuração das causas da ocorrência da interrupção das linhas de transmissão nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro e São João do Piauí, com o envio das conclusões ao MPF ao término das apurações.
Também faz parte do inquérito diversas reportagens jornalísticas que narraram o caso. Nelas, existem declarações em que o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vinculam a interrupção no fornecimento a um incêndio ocorrido em uma fazenda no município de Canto do Buriti, Piauí.
Mas, para o superintendente do Ibama no Piauí, em declarações prestadas à imprensa local o incêndio ocorrido na fazenda não teria sido de grandes proporções e que, por isso, não seria possível relacioná-lo à interrupção no sistema de distribuição.
Para Antônio Manvailer, um fato de tal envergadura não pode ocorrer corriqueiramente, pois resulta em uma variada gama de prejuízos que atinge, inicialmente, toda a região privada do fornecimento de energia e, após, acaba se estendendo por todo o país, ante a inter-relação de toda ordem que fica obstada pela ocorrência.
Em seu despacho no inquérito civil público, o procurador da República destaca a necessidade de o MPF investigar qual a real causa do blecaute e, diante disso, tomar as providências necessárias para evitar novas ocorrências, bem como, caso identificadas, tomar as medidas atinentes em relação aos responsáveis pelo evento ocorrido.
LEMBRANÇA: A decisão normativa nº 57 (http://www.crea-rs.org.br/site/documentos/DN057-1995.php) é bem clara em definir a necessidade de Engenheiro como responsável técnico pela manutenção da rede básica. Vamos acompanhar e verificar até que ponto irão ser cobradas as responsabilidades pelo evento.


Redução na conta de luz foi só de 7,5% para a indústria, diz Abrace


Por Daniel Rittner | De Brasília

Às vésperas de completar um ano, o anúncio de redução das contas de luz teve impacto bastante limitado para a indústria eletrointensiva, conforme indica a pesquisa mais abrangente sobre o assunto feita até hoje. Levantamento da Abrace, associação que reúne os grandes consumidores industriais de energia, aponta que o corte médio de tarifas foi de apenas 7,5%. Foram consultados 39 pesos-pesados do setor. Oito relataram não ter sentido nenhuma mudança no preço da eletricidade que chega às fábricas após a MP 579, publicada em setembro de 2012 e convertida na Lei 12.783.
"Reconhecemos o esforço no enfrentamento de questões históricas que encareciam a energia, mas foi insuficiente para mudar o jogo da competitividade na grande indústria", afirma o presidente da Abrace, Paulo Pedrosa. O pacote de barateamento das contas de luz, anunciado dia 6 de setembro de 2012, prometia redução média de 20,2% das tarifas e queda de até 32% para as indústrias.
"Há um sentimento de frustração entre as empresas", diz Pedrosa. Para 89% das associadas da Abrace que responderam a pesquisa, o corte dos preços de energia promoveu "baixo" ou "nenhum" impacto nas decisões de novos investimentos. Enquanto isso, o executivo chama atenção para medidas adotadas nos últimos meses em outras partes do mundo, aumentando a competitividade industrial no exterior.

Não esqueçam! Amanhã é o Dia do Seminário

Não esqueçam que amanhã é o dia!!!