2 de dezembro de 2013

Olha como será o futuro das negociações da CEEE-GT....

CNE se reúne com Diretor Administrativo da Eletrobras
O Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE foi recebido em Brasília – DF, dia 13/11/2013 pelo Diretor Administrativo da Holding Eletrobras, Manoel Aguinaldo Guimarães, recentemente nomeado como interino após o falecimento do Sr. Miguel Colasuonno. A reunião foi solicitada pela Federação Nacional dos Urbanitários – FNU e contou com a participação de dirigentes das entidades que compõem a Intersul que estiveram representadas por Wanderlei Lenartowicz e Sergio Fonseca. Os sindicalistas foram até Brasília em busca de informações sobre diversos temas de interesse dos eletricitários, como a Participação nos Lucros e/ou Resultados – PLR; cumprimento do PCR quanto a distribuição dos méritos de 2013; Processos de Reestruturação das Empresas; e os efeitos do Programa de Incentivo ao Desligamento – PID. A seguir um resumo do teor das discussões sobre cada um destes temas:
PLR 2013: Os dirigentes sindicais mais uma vez criticaram a inoperância da direção da Eletrobras que não viabilizou a discussão do acordo de PLR com antecedência e novamente aproxima-se o final de um exercício contábil nas empresas sem que tenham sido discutidos os termos de pactuação de metas e os termos gerais do acordo. Esta realidade é prejudicial aos trabalhadores que ficam impossibilitados de acompanhar o cumprimento das metas e gerenciar sua própria participação na busca dos resultados almejados. O Diretor Administrativo procurou justificar a falta de debate sobre a PLR, em função de que outros temas foram priorizados pela direção da Holding, decorrentes do processo de mudanças do setor elétrico que sobrecarregaram as atividades dos gestores. Em razão disto, a Eletrobras, segundo o Diretor, rejeitou as orientações do DEST que pretendia fazer alterações no formato da PLR praticada até então pelas empresas da Holding. Neste sentido, a Holding já solicitou ao DEST, a autorização para apresentar uma proposta de acordo de PLR, nas mesmas bases realizadas nos anos anteriores. A incógnita neste processo, como acontece todos os anos, fica por conta da consolidação dos balanços das empresas, que ocorre somente a partir do primeiro trimestre do ano que vem.
PCR e distribuição de méritos: A FNU já havia encaminhado correspondência para a Holding, cobrando a distribuição dos méritos conforme previsto no PCR. Embora ainda não tenha oficializado a resposta, o Diretor Administrativo informou que a Eletrobras pretende aplicar a distribuição dos méritos do PCR em dezembro deste ano. Durante a reunião houve controvérsias entre os dirigentes sindicais e a direção da empresa sobre o correto andamento do SGD e o estágio das avaliações de desempenho na subsidiárias, no entanto o Diretor Administrativo afirmou que nenhuma empresa relatou dificuldades para rodar o sistema a tempo de viabilizar a aplicação do mérito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário