27 de maio de 2013

Audiência SENGE, CREA-RS e AECEEE com presidência do Grupo CEEE

Reunião com presidência do Grupo CEEE define parceria com SENGE, AECEEE e CREA-RS
Créditos: Arquivo CREA-RS

Foi realizada na manhã do dia 22/05/2013, reunião entre SENGE, AECEEE, CREA-RS e a Presidência do Grupo CEEE. Estiveram presentes os engenheiros José Luiz Bortoli de Azambuja (Presidente do SENGE), Alexandre Mendes Wollmann (Vice-presidente do SENGE), Adriano de Vasconcelos Maboni (Diretor do SENGE), Rafael Crochemore Ney (Delegado do SENGE), Alessandro Gomes Preissler (Delegado do SENGE), Gilberto Libório Barros Júnior (Vice-presidente da AECEEE), Paulo Deni Farias (Vice-presidente do CREA-RS) e Sérgio Souza Dias (Presidente do Grupo CEEE). A reunião veio a somar-se a uma série de ações que vem sendo desenvolvidas pelo SENGE nos últimos anos e atende às sugestões de encaminhamentos que foram colhidas durante a assembleia geral extraordinária ocorrida no dia 18/04/2013. Para viabilizarmos essa reunião, visitamos a Presidência do CREA-RS no dia 02/05/2013 (http://canalabertoceee.blogspot.com.br/2013/05/acordo-coletivo-desenvolvendo-acoes.html) e solicitamos ao Presidente Eng. Sérgio Souza Dias a reabertura das negociações, em reunião realizada no dia 03/05/2013 (http://canalabertoceee.blogspot.com.br/2013/05/acordo-coletivo-reabertura-das.html).

O tema principal da reunião foi a fiscalização para o cumprimento da legislação no preenchimento de cargos e funções privativas dos engenheiros, conforme legislação do Sistema CONFEA/CREA. Segundo explanou o Eng. Paulo Deni Farias, “É uma preocupação também do Conselho, nessa ação conjunta com o SENGE e com a AECEEE, que os cargos e funções das áreas técnicas sejam preenchidos por profissionais habilitados”. O presidente do Grupo CEEE , informou sobre o andamento do trabalho de reestruturação que está sendo implementado por uma consultoria: “Ao discutir a estrutura de negócios, cuja etapa de estudos será feita nos próximos três meses, será fundamental trazermos as entidades do setor para essa discussão, entre elas o SENGE, a AECEEE e o CREA”. “Após a análise das funções do quadro da CEEE, entendemos que é o melhor momento para participarmos e contribuir com esse processo de reestruturação”, ratificou Eng. José Luiz Bortoli de Azambuja.



Ao final da reunião, o Eng. Paulo Deni Farias entregou à presidência do Grupo CEEE um documento do CREA-RS que reitera o propósito de resguardar e garantir "a segurança da sociedade e incolumidade de pessoas e bens públicos, observando o exercício profissional para que atividades técnicas sejam executadas por profissionais detentores de formação técnica e de registro, conforme estabelecido por lei" (em anexo) e o Eng. Adriano de Vasconcelos Maboni entregou para o Presidente Eng. Sérgio Souza Dias uma cópia da Decisão Normativa 0057-95 do CONFEA, que em seu artigo segundo estabelece

“Art. 2º - As atividades de manutenção de subestação de energia elétrica deverão ser executadas através de pessoa jurídica devidamente registrada nos CREAs, sob a responsabilidade técnica de profissional da área de Engenharia Elétrica.”

Ofício entregue pelo CREA-RS: Ofício 236
Decisão Normativa 57/95Decisão 57/95


Diretoria do SENGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário