30 de junho de 2012

Setor elétrico passará por momentos difíceis a partir de 2015, afirma analista

Isabel Correia, da Agência CanalEnergia, Negócios e Empresas
28/06/2012
O analista de mercado da Ativa Corretora, Ricardo Correia, afirmou que o setor elétrico brasileiro passará por momentos difíceis a partir de 2015. Segundo ele, o setor terá o desafio de atender três pilares conflitantes: sustentabilidade, confiabilidade e custos de energia. "Isso já deveria estar sendo discutido e está sendo postergado", observou Correia, que participou do Seminário Energia Elétrica, promovido pela Apimecrio, nesta quinta-feira, 28 de junho.
Correia afirmou que o país pode passar por um déficit estrutural, se ficar dependente da hidreletricidade. Para o analista, apesar de ser limpa e barata, a hidreletricidade não é plenamente confiável já que é volátil por sofrer influência da natureza, como as chuvas. Além disso, ele destacou que hoje com o modelo de hidrelétricas a fio d'água o armazenamento é menor, o que pode causar um impacto nos custos.
Por isso, o executivo afirmou que o papel das fontes térmicas, no nosso modelo, deveria aumentar, principalmente, as térmicas a gás. No entanto, Correia destacou que, além de serem mais poluentes, muitos empreendimentos térmicos estão atrasados e não devem entrar em operação a tempo de suprir o déficit.
Já a energia eólica, descrita pelo analista como limpa e segura, no papel de uma energia complementar, perde no conceito econômico. Correia afirmou que esse tipo de energia está sendo vendida por preços "artificialmente baratos" e não devem permanecer no patamar atual.
Correia destacou ainda que a energia nuclear deveria ter um espaço maior no Brasil e que o potencial do país para esse tipo de geração está sendo colocado de lao. Segundo ele, os problemas e acidentes ocorridos com esse tipo de energia foram gerados por problemas de gestão, o que não aconteceu no Brasil.
Distribuição - Sobre o segmento de distribuição, o executivo afirmou que passará por uma pressão de resultados e de retorno que deverá explusar do mercado os gestores menos eficientes. "Será um mercado de poucos players", disse. De acordo com o analista, o sistema de distribuição tem seus problemas, mas está próximo de encontrar a maturidade.

22 de junho de 2012

Destino das concessões de energia tem que ser definido até 7 de julho

O Ministério de Minas e Energia tem menos de dois meses para dar um destino às concessões de energia que vencerão a partir de 2015.
Mais precisamente, a definição tem que ser conhecida até o dia 7 de julho. Essa data delimita o prazo exato de 36 meses que antecede os primeiros vencimentos das concessões.
Segundo uma fonte próxima ao MME, o texto do projeto de lei que prorrogará as concessões, a ser enviado pelo governo ao Congresso em regime de urgência, já está pronto e só depende de um sinal verde da presidente Dilma Rousseff.
Segundo o secretário-executivo e ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, a confirmação de prorrogação das concessões pelo governo vai exigir a alteração na legislação que trata do setor de energia.

Lei a Matéria completa neste LINK

Fonte: Valor Econômico

PPR 2012


Ocorreu ontem mais uma reunião sobre o PPR 2012. Na reunião anterior, dia 25-04-2012, a Diretoria havia apresentado uma contraproposta, com significativas alterações a proposta que havia sido elaborada pela Comissão Paritária, o que gerando uma situação desagradável. Ontem, nos foi entregue uma nova proposta, que só diverge da proposta da comissão em um ponto: o valor. Havia sido solicitado um PPR de R$ 5.000,00 e a CEEE informou que o valor será de R$ 4.250,00. A cláusula que permite que o PPR seja trocado por 20 dias de folga (intercalados ou não) permanece. Cabe também salientar que a proposta é de que o regulamento do PPR seja aprovado para 3 anos (2012-2014), sendo que, em novembro de cada ano, serão alteradas as metas e o valor a ser distribuído.
Conheçam a proposta na integra neste link.

13 de junho de 2012

Alteração na jornada de trabalho

Prezados colegas

Encaminhamos para a CEEE nossa manifestação de inconformidade com as alterações unilaterais promovidas na normativa referente à Duração do Trabalho, solicitando que a empresa retome a prática que vinha aplicando ao longo dos últimos anos. Conheça o documento clicando aqui.

DIRETORIA DO SENGE

8 de junho de 2012

Presença do SENGE-RS no Seminário Todos pela Energia

O SENGE-RS tem acompanhado e participado de eventos e debates referentes à questão da renovação das concessões do setor elétrico, defendendo a necessidade de solução rápida por parte do Governo Federal, pela renovação das atuais concessões, evitando com isso incertezas e prejuízos ao setor. Assim, estivemos presentes no relançamento da Frente Parlamentar pela renovação das concessões do setor elétrico,  ocorrida na Assembléia Legislativa e também levamos o assunto à Federação Nacional dos Engenheiros com vistas ao envolvimento e acompanhamento no plano nacional e junto ao Congresso. Nesta terça-feira, 05 de maio de 2012, estivemos presentes no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, no Seminário Todos pela Energia: Privatização não é a solução, evento organizado pela CUT e diversas entidades sindicais além do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que discutiu “os desafios do setor elétrico frente às renovações das concessões e as consequências da licitação/privatização para a sociedade brasileira”, com os palestrantes Luiz Pereira, do ILUMINA e Daniel Passos, do Dieese de Santa Catarina. Ao final do Seminário, os participantes aprovaram um documento que foi entregue ao Chefe da Casa Civil do RS, Carlos Pestana, no final da tarde (conheça o texto na íntegra). Esta foi a 4ª edição do evento, criado pela Plataforma Operária Camponesa para Energia, sendo que as edições anteriores ocorreram em Santa Catarina, Paraná e Bahia. As próximas edições deste ano acontecerão no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Mais detalhes no site da Assembléia Legislativa e no site oficial da campanha Todos pela Energia.

DIRETORIA DO SENGE

Atualizações PPR 2012


A última reunião referente as negociações do PPR 2012 ocorreu no dia 25-04-2012. Nesta reunião estávamos esperando um posicionamento da Diretoria quanto a proposta que que havia sido elaborada pela comissão paritária. O que recebemos foi uma contraproposta, com alterações que penalizavam excessivamente os colegas que tivessem que se afastar por motivos de saúde e com um reajuste irrisório. Considerando que foram feitas diversas concessões na negociação do PPR do ano passado, mediante o compromisso da CEEE nos oferecer um reajuste satisfatório no valor para este ano, julgamos a contraproposta inaceitável. Quando se constitui uma comissão paritária, o mínimo que se espera é que o material por essa produzido seja aproveitado pela empresa, diferente do que ocorreu.
 
Estamos aguardando um posicionamento da Diretoria a respeito, mas até o momento nada foi dito.
 

4 de junho de 2012

Revista Engenheiro - Edição de Junho

Prezados Senhores,
 
Segue abaixo link para acesso à edição nº 120 do Informativo O Engenheiro, publicação da Federação Nacional dos Engenheiros - FNE, relativa ao mês de Junho de 2012.


Link para revista: Engenheiro - Edição de Junho